Quais tipos de lente de contato existem no mercado?

Por Jornal Cidade de Agudos em 03/06/2023 às 17:45:30

Primeiramente, você precisa saber que existem lentes feitas com materiais diferentes. Elas podem ser rígidas ou gelatinosas.

As lentes rígidas são feitas com materiais não flexíveis e as gelatinosas são mais maleáveis. As últimas são, sem dúvida, mais confortáveis e também aderem com facilidade na superfície ocular. No entanto, dependendo da sua necessidade, torna-se necessário utilizar as lentes rígidas ? principalmente caso você tenha ceratocone (doença que afeta o formato e espessura da córnea).

Além do material, as lentes podem ter funções diferentes.

Rígidas

As lentes de contato rígidas são usadas para graus mais elevados. Hoje, existem as de gás permeável, que possibilitam maior passagem de oxigênio para os olhos. Elas são bem mais confortáveis que as feitas antigamente, porém não tanto quanto as gelatinosas.

O material usado é uma mistura de plástico e silicone, e as suas vantagens são a durabilidade e resistência a bactérias. Essas lentes podem ser usadas por qualquer pessoa que tenha problemas refrativos, mas é indicada, principalmente, para doenças específicas, como ceratocone.

Gelatinosas

Por terem maior quantidade de água, essas lentes são mais confortáveis que as rígidas. O formato é maior e mais fino, adequando-se com mais facilidade ao olho. Outra característica importante das gelatinosas é que são produzidas com silicone e hidrogel, o que as torna mais permeáveis ao oxigênio.

Tóricas

Elas podem ser usadas por pessoas que tenham miopia, hipermetropia, presbiopia e até astigmatismo. Entretanto, se o grau for muito alto, é necessário verificar com um oftalmologista se existe a necessidade de migrar para lentes rígidas.Tóricas

São direcionadas para corrigir o astigmatismo (doença que torna a visão embaçada tanto de perto quanto de longe), miopia (má visão a distância) e hipermetropia (má visão de perto).

Essas lentes têm curvaturas em vários ângulos, por isso são ideais para corrigir astigmatismo. Podem ser encontradas no formato gelatinoso ou rígido.

Multifocais

São capazes de oferecer foco para mais de uma distância sem a necessidade de óculos. Geralmente indicadas para pessoas com mais de 40 anos, que sofrem com presbiopia. Essas lentes são encontradas tanto na forma gelatinosa quanto na rígida.

Terapêuticas

Utilizadas quando o paciente passa por alguma cirurgia refracional ou outros procedimentos oculares. Precisam de supervisão médica e não há necessidade de retirá-las para dormir. Costumam ser gelatinosas.

Estéticas

As lentes estéticas podem ser coloridas ou modelar a córnea para conseguir um olhar mais brilhante e profundo. As coloridas podem ser usadas tanto para fins estéticos ou corretivos. As cores possuem vários subtons que se adaptam à cor original dos olhos, dando uma aparência ainda mais natural. Esses tipos de lente de contato são encontradas apenas no modelo gelatinosa.

Dr. Daniel Mattos

CRM 123601

Oftalmologista

Anuncie
anuncie aqui